Se você pretende aprender esse maravilhoso mercado de opções, primeiramente, parabéns!!! Você está entrando no mais alto nível de conhecimento sobre investimentos em bolsa de valores.
O mercado de opções é facílimo de aprender - você só não aprenderá em um dia, nem em uma semana, mês, nem em um ano. Eu diria que em 3 anos de estudos intensos você dominará o mercado de opções com maestria se estiver com a skin in the game.
O que você precisa antes de iniciar?
- Ter uma estratégia;
- Uma corretora que atenda bem essa sua estratégia com o mínimo de custo-benefício possível;
- Dinheiro para um lote mínimo;
- Uma calculadora de Imposto de Renda;
- Escolha de um bom ativo para consolidar sua estratégia.
Escolha uma estratégia e se aprofunde nela ao máximo até aprende-la antes de ir para uma outra. Há dezenas de estratégias no mercado de opções. Se concentra numa só até aprender. Eu diria que a venda coberta seria a mais fácil de entender inicialmente, começa por ela e aprenda todos os detalhes, o resto vem com o tempo.
Sobre a corretora: não existe almoço grátis - fiquem atentos aos custos, inclusive os custos de exercícios.
Opções só se opera por lote mínimo padrão - de 100 em 100, Bradesco depois da bonificação está operando de 10 em 10 e o ETF BOVA11 a partir de uma unidade. Então, tenha dinheiro para arcar com a consequente compra/venda do ativo-objeto caso seja exercido inicialmente. Não tenha medo do exercício, sugiro até que você seja exercido em algum ativo para poder aprender, na pele, o que é o exercício na prática.
Cara, Usa uma calculadora de IR. Tem várias aí no mercado. Ela é uma ferramenta fantástica que vai te ajudar a pagar seus DARFs com mais precisão do que suas contas de cabeça, a não ser que vocÊ seja um expert em tributação sobre derivativos e um mestre do Excel, aí tudo bem. A calculadora te ajudará a compensar os prejuízos também, dará informe de rendimentos e mais outros detalhes dependendo de qual ferramenta irá usar! Não perca seu tempo calculando IR.
E quando for começar, começa por bons ativos. Nós temos bons ativos aqui no BR. Não inventa em entrar em ativos da modinha - vai ficar com a batata quente nas mãos sem receber nenhum centavo em proventos além dos sintéticos. Não encha os olhos só porque a volatilidade do ativo tal está alta. Nem sempre você achará vol alta em todos os ativos, e os ativos bons tem seus momentos de vol alta e baixa. Primeiro, aprenda com ativo que preste, depois você faz o que você bem quiser e entender!
Bons negócios e bora pro gain!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E aí? gostou?
O que tens a dizer sobre o assunto descrito acima?