segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Fui exercido na minha put vendida e não tenho o dinheiro para comprar o ativo, e agora??? 😱😱

Primeiramente: NUNCA venda put sem a devida cobertura. Venda de put descoberta tem risco limitado mas pode lhe destruir dependendo do tamanho da sua mão. Iniciante, sempre comece pequeno.

Pra vender put não precisa ter toda a grana referente ao valor do strike multiplicado pela quantidade como garantia. Basta a margem requerida. Sem a margem mínima você não conseguirá realizar essa venda. A margem oscila diariamente e aumenta a medida em que o ativo-objeto vai caindo.
Se você foi exercido numa put significa que você vendeu put, certo? Certo. Ao vender uma put significa que você vendeu sua OBRIGAÇÃO de comprar o ativo-objetivo pelo preço de strike numa data determinada. Puts são todas europeias e só podem ser exercidas no vencimento.
No vencimento, basta um centavo abaixo do strike que a B3 lhe exercerá automaticamente caso não haja pedido de bloqueio de exercício por parte do portador do direito.
Então... fui exercido... e aí?
Se você foi exercido então significa que você deve que comprar o ativo-objetivo pelo preço de strike.
Você COMPROU sem ter todo o dinheiro. Observe que vai sair dinheiro da sua conta e entrar o ativo na sua custódia.
Se você comprou, você adquire algo por essa compra, né!? Sim! Receberá o ativo em custódia.
Você tem que ter o dinheiro pelo menos no último dia da liquidação finalizando, assim, a compra do ativo-objeto.
Mas eu não tenho o dinheiro, e agora?
Então, pega esse ativo que entrou na sua custódia e venda-o no mesmo dia. Depois cubra a diferença que restar. A corretora vai liquidar o dinheiro você tendo a grana ou não. Mas seu saldo ficará belamente negativo caso você não cubra a diferença, e a corretora irá liquidar o que você tiver em custódia para poder cobrir esse saldo negativo.
Se foi exercido na put vendida é porque o preço de mercado está abaixo do preço de strike. Então ao comprar pelo preço de strike e vender a mercado... Você terá que arcar com essa diferença ou sofrer as consequências.
Se esse exercício acontecer perto do strike, agradeça por ter tido esse pequeno prejuízo, porque, se o ativo tiver descido uns 15$, você só terá que comprar esse ativo pelo preço de strike e depois vender a mercado e arcar com essa mega diferença, se tiver de mão leve provavelmente não será estrangulado. Isso se tratando quando HÁ exercício. É interessante que role essa put antes pra não passar por isso.
Mas, suponha que numa THL com puts você foi exercido na ponta curta, como proceder? Do mesmo modo descrito acima!
Aqui já é muito mais tranquilo! Aqui você tem a ponta longa onde a corretora e B3 vai considerar como cobertura. Então, foi exercido?
Duas opções:
  • Pode exercer a longa pra cobrir a diferença e encerrar a operação, SE você estiver no dia do vencimento da ponta longa mas, isso vai depender muito do ponto de break even, atenção aos custos e cálculos aqui. Ou a mais usual;
  • Mesma manobra citada primeiramente: venda o ativo em custódia, pronto reparou o problema. Depois disso - faça novo lançamento da ponta curta usando a longa como margem. Esse lançamento irá colocar mais dinheiro na mesa para cobrir a diferença que restar, caso haja, podendo deixar você no 0x0, um leve prejuízo, ou até mesmo com algum lucro.
Parece simples na THL mas, muito cuidado!
Observe que a liquidação salva vidas!!! Esse é uma da razão de termos esse tempo para ajustar posições! Nunca venda a descoberto.
E aí, conseguiu entender?

Bora pra cima e bora pro gain!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? gostou?
O que tens a dizer sobre o assunto descrito acima?