segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Exerceram minha call comprada, não tenho dinheiro para comprar o ativo, e agora? 😱😱

Quando você compra call, você passa a ser portador do DIREITO de comprar o ativo-objetivo pelo preço de exercício (strike) numa data determinada. Ou seja, você comprou um direito de compra.

Quem compra tem DIREITO de exercer, não uma obrigação.
Há duas intenções quando compramos uma call:
  • Exercer o ativo-objetivo;
  • Simplesmente comprar na baixa e vender na alta.

Se você não fizer nada e a opção estiver ITM, a bolsa irá lhe exercer automaticamente a partir de um centavo ITM.
Se estiver ITM e você não fizer nada então essa call comprada irá ao pó e encerrar-se-á seu direito de compra.

Se você comprou uma call e ela desvalorizou e no vencimento continua desvalorizada você está perdendo dinheiro. Mesmo assim você, ainda, poderá exercer o ativo-objetivo se estiver dentro do túnel da B3. Se exercer, nesta situação, exercerá com prejuízo. Ainda nesta situação, você não sofrerá exercício automático nem pela corretora nem pela B3.
Mas... no dia do vencimento, você está com essa call bem valorizada, acima do preço de exercício e da % estabelecida pela corretora... a corretora, ou a B3 no after, vai lá e exerce essa sua opção, ou seja, ela compra o ativo-objetivo pelo preço de exercício (strike)...
Vai sair dinheiro da sua conta e o ativo-objetivo vai entrar para a sua custódia. Mas você não tem dinheiro para pagar pelo ativos e nem quer tê-los em custódia, o que fazer?
Basta vender esses ativos ainda no mesmo dia, ou até a liquidação total em D+2. CUIDADO: Tem que corretoras que liquidarão você no mesmo dia no afterMarket (veja a política da sua corretora).
Se o preço de mercado estiver acima do seu ponto de break even, vai ser ótimo pra você, assim que vender, você vai ficar somente com a diferença entre a venda a mercado e o preço de strike exercido vezes a quantidade!!! Poderia ter vendido a call para ter uma % melhor caso ela estivesse bem OTM.
Aqui, nesta situação é bem mais simples de se resolver! Mas se a corretora te exerce e em seguida o papel cair e você não estava atento... vai ter que abraçar algum prejuízo se não realizar o manejo a tempo!
Se a corretora não exercer esse direito pra você a B3 poderá exercer se estiver apenas um centavo dentro do dinheiro.
Fiquem atentos aos custos de exercício de sua corretora que pode não ser nada barato. Exercer abaixo do ponto de break even é comprar o papel já com prejuízo.


Bora pra cima e bora pro gain!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? gostou?
O que tens a dizer sobre o assunto descrito acima?