Organização é tudo no mundo dos investimentos. Assim que vira o mês eu solicito todas as minhas notas de corretagens restantes, de todas as corretoras que opero e começo a organizar meus cálculos na calculadora de imposto de renda que contratei.
Logo após o exercício das opções eu já insiro as notas das rolagens que fiz e observo minha situação se terei imposto de renda a pagar ou não. Se sim, eu posso vender algo no prejuízo para compensar aquele IR a pagar, mas vai depender se eu quero, realmente, aquilo. Cada um tem uma situação diferente e pode utilizar o crédito tributário ou não em momentos específicos.
Se você vai fazer movimentações grandes, sugiro que já vá inserindo em sua calculadora as notas para visualizar o quanto vai pagar de IR no próximo mês. a depender da situação, você pode vender algo no prejuízo para poder compensar o IR do mês.
A calculadora é uma aliada sua (quem usa, sabe disso), quem não usa deve escolher uma para ajudar na contabilidade do IR. Não adianta resistir, a probabilidade de você errar fazendo os próprios cálculos é maior do que se você fizer por conta própria e o melhor: você não perde seu tempo calculando centavos. Então, contrate uma! Tem várias por aí no mercado.
Têm pessoas por aí que deixam para realizar essa contabilidade no último dia do mês. Tenha cuidado, pode acontecer qualquer tipo de imprevisto e você poderá não conseguir pagar o DARF neste dia fazendo com que você seja multado e ainda vai pagar juros pelo atraso do pagamento mas, você é livre para fazer a contabilidade quando bem quiser - só cuidado para não deixar de pagar o DARF no último dia útil do mês subsequente às operações que você realizou.
Uma vantagem de pagar o DARF no último dia do mês é que você pode deixar a grana numa renda fixa durante o mês para pegar um extraZinho pelo meio do caminho, aí você resgata no último dia e paga esse DARF e ainda ganha um trocado.
O ideal é que você faça essa contabilidade antes de virar o mês para visualizar sua situação caso não queira pagar IR utilize do crédito tributário que possa ter em algum ativo que não esteja performando bem e que você não esteja satisfeito.
Se teve prejuízo, vai acumulando esse prejuízo para compensa-lo futuramente!
Bora pro gain e bons negócios!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E aí? gostou?
O que tens a dizer sobre o assunto descrito acima?